quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Resolução - PMRJ/2010 – N°18 - Prova Gama



(18 PMRJ/2010/Gama) A cidade do Rio de Janeiro é marcada por paisagens muito belas, porém também apresenta paisagens das quais a sua população se envergonha. Algumas áreas residenciais não apresentam infra-estrutura sanitária e outras acabam sendo alvos da ação constante de marginais. Em relação a esses problemas sociais que caracterizam a capital carioca, podemos afirmar que eles são agravados:
(A) pela ação policial preventiva e pela falta de investimento em saneamento básico.
(B) pela desigualdade social e pela falta de políticas habitacionais eficientes para os mais pobres.
(C) pelo excelente sistema educacional e pela construção de conjuntos habitacionais.
(D) pelo eficiente sistema de transporte e pelo financiamento habitacional público.

Gabarito: "B" 

Essa questão da PMRJ de 2010 é talvez a mais fácil deste concurso, vejamos abaixo algumas explicações: 

Eliminando opções:
Nas opções "C" e "D", eliminamos rapidamente as mesmas, pois é contraditório alegar que excelentes sistemas de transporte e educação contribuem diretamente para o aumento da desigualdade social. 

A opção "A", requer um pouco mais de conhecimento histórico e jornalístico do Rio de Janeiro, pois a principal critíca feita as polítcas públicas de segurança são o modo paliativo ou não-preventiva da PMRJ (Nesse ponto está o erro da opção), essa politíca de segurança sofre grande alteração com a implementação das UPPs (Unidades de Polícias Pacificadoras), no governo de Sérgio Cabral (2010-2014). 

Para maiores informações sobre as UPPs:  http://www.upprj.com (Site do governo do estado sobre as UPPs)

Opção correta: 
Analisando os dois pontos citados na opção "B": 

I) Desigualdade social: Essa questão é a mais complexa, pois envolve diversos fatores que contribuem para o aumento ou diminuição desta situação. Entretanto, a própria falta de recursos cria um ciclo vicioso tornando a socidade fluminense cada vez mais desigual. Um exemplo interessante é o surgimento da primeira favela do Rio de Janeiro (Morro da Providência - início do século XX), a forma diferenciada que essa parcela da população foi tratada, criou um cenário perfeito para que na década de 70 o narcotráfico "tomasse" esse território, gerando menos empregos e mais desigualdades sociais. 

II) Falta de políticas habitacionais: Quando o autor da questão indica a falta de politicas habitacionais, o mesmo não fala somente da questão "construir casas" e sim do todo que envolve a questão de moradias (água, luz, transporte, educação e etc.) e no estado do Rio de Janeiro as politicas públicas para os mais necessitados somente começam a ganhar uma ideia de politica habitacional no início do governo do Prefieto César Maia (1992-1996) com a implementação do Favela Bairro (Programa que visa transformar as favelas em bairros com a inscerção de serviços públicos). 


 
 Fonte: http://clubedamafalda.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário