sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Somos um rio?

Essa imagem retirada do Facebook (http://www.facebook.com/aprendendoportugues), brinca com a Língua Portuguesa (Existe diferença entre as duas frase: Rio com maiúscula é a cidade e rio com letra minuscúla é o curso natural de água), representa a situação de caos que vivemos todo verão no estado do Rio de Janeiro. 


Entretanto, por que ainda temos que conviver com situações como esta? Independentemente de sua resposta temos que compreender os diversos pontos que compõem esse problema, pessando em sua causa e a respondabilidade de cada um!

Causas:
a) Relevo: Dois problemas: Boa parte da região metropolitana está em altitudes muito baixas (Ex: a Baixada Fluminense recebe esse nome justamente por causa dessa situação) e ao redor dessa mesma região metropolitana, existe a ocorrência de morros e/ou serras e naturalmente a chuva que ocorre nessas regiões, por ação da gravidade, vão para o lugar mais baixo do relevo.

b) Clima: Situação mais fácil que observamos, estamos em área de clima Tropical, que resumidamente, faz calor e chuva no verão e frio em escassez de chuva no inverno. Essa situação também afeta diretamente a ocorrências de doenças como a Dengue.

c) Hidrografia: A Baía de Guanabara mais os rios que descem das Serra do Mar (Localizada na região de Angra dos Reis e Paraty) e Serra da Mantiqueira (Localizado na região entre Volta Redonda e Casimiro de Abreu), somadas à pequenas elevações na região metropolitana são o cenário perfeito para grandes quantidades de água em regiões de baixadas (Rio de Janeiro e Baixada  Fluminense).

d) "Burrocracia": O excesso de burocracia atrapalha por demais a execução e viabilidade de qualquer plano para prevenção de acidentes. Nenhuma obra, limpeza e etc. pode demorar de 6 a 8 meses para ser executada por causa dessa "burrocracia".

e) Corrupção: Essa é a pior de todas e está direta e indiretamente ligada a todas questões acima. A corrupção nos diferentes níveis de poder. Enquanto não percebemos que essa cidade é nossa e temos como obrigação tomar conta de quem governa a mesma, continuaremos a observar cenas com a imagem acima.
Responsabilidades:

a) Sociedade: Generalizando, somos um povo que não temos o costume de manter nossos espaços públicos limpos. Falta ao nosso povo o conceito de grupo, por quantas vezes vemos um profissional da limpeza varrendo esses espaços, porém logo em seguida, está sujo novamente. Essa falta de consciência individual acaba por piora uma situação que está prevista de acontecer.

b) Governantes: Talvez os principais responsáveis por essa situação caótica em nossa cidade, sejão eles mesmos, responsáveis por fazer, organizar e executar quaisquer tipo de planos que evitem ao extremo essa situação, porém atitudes, na maioria dos casos, somente são tomadas quando as tragédias ocorreram, e por diversas vezes, as promessas de execução de planos de reconstrução das localidades atingidas não ocorrem.

Solução:
Apesar da complexidade de causas e responsabilidades, a solução desse problema passa pela consciência individual e preservar os diversos espaços públicos e a cobrança a quem governa as cidades no investimento em campanhas, conscientização e educação, para que imagens como a da charge abaixo não ocorram com tanta frequência. 















(Fonte: http://blogdofavre.ig.com.br)


 





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário