segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Origem do Jogo Tetris - (Guerra Fria)


"Ao falar da Guerra Fria, muitos de nós acabamos por radicalizar a ideia de que houve uma completa radicalização entre os blocos socialista e capitalista. No entanto, podemos ver que a construção deste mundo dual esteve contaminada por algumas brechas que quebram essa visão rígida sobre tal período histórico. E, para tanto, vamos até o famoso jogo tetris para contemplar uma dessas situações peculiares.
Considerado um verdadeiro clássico dos jogos de videogame, o tetris foi resultado do esforço de um matemático russo chamado Alexey Pajintov. Em meados de 1984, esse estudioso  teve grande interesse em estudar os pentaminós desenvolvidos, trinta anos antes, pelo matemático norte-americano Solomon Golomb. Em suma, os pentaminós seriam peças formadas por cinco quadrados que poderiam suportar doze formas de disposição distintas.
Por meio desse jogo, poderiam ser feitos exercícios que empregavam princípios diversos do raciocínio lógico e matemático. Ampliando a sua aplicabilidade no meio acadêmico, a criação de Golomb foi de grande contribuição para que significativas descobertas no campo da análise combinatória fossem desenvolvidas. Contudo, ao invés de buscar algo mais complexo com o jogo, o matemático Alexey Pajintov resolveu simplificar o esquema trabalhando com peças formadas por quatro quadrados.
A partir desse momento, estava sendo criado o popular jogo “tetris”, que leva o nome justamente pela quantidade de quadrados que moldam o formato das peças. Já nessa época, os soviéticos transformaram a descoberta em um divertido jogo de tabuleiro popular em várias regiões do bloco socialista. Ao chegar em terras búlgaras, a novidade caiu nas mãos de um empresário inglês chamado Robert Stein, que logo quebrou a barreira do mundo popular e trouxe o jogo para o Ocidente.
No ano de 1988, o Tetris foi a mais nova aposta da empresa de videogames Nintendo. Já nos seus primeiros meses, o mercado nipônico absorveu três milhões de exemplares do jogo. E esse era apenas o começo de outras cifras estrondosas. Desde o início do mercado de jogos para celular, estima-se que o tetris fora baixado mais de 80 milhões de vezes. E, antes disso, milhares de videogames portáteis da marca Game Boy foram consumidos graças ao mesmo joguinho tentador.
Mesmo com os valores astronômicos que comprovam o seu sucesso, foi necessário que o matemático russo travasse a sua própria “Guerra Fria” para também usufruir dos louros e dos ganhos da sua invenção. Após uma extensa batalha judicial envolvendo empresas japonesas, russas e americanas, o matemático Pajintov conseguiu, em 1996, conquistar uma fatia dos lucros gerados pelo tetris."
(Fonte: http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/origem-do-tetris.htm)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Noções de Cartografia (Mapas)



Noções de Cartografia:

Desde de o ínicio de sua história, os seres humanos estão criando mecanismos de orientação no espaço geográfico que permitam deslocamentos de um lugar para outro, prevendo o retorno ao ponto de partida.

Orientação pelo o Sol:
Um dos primeiros astros observados pelo o homem, e o mesmo percebeu que o Sol surge ao amanhacer (Leste), e desaparece, ao anoitecer (Oeste),  nas mesma direção.  
Com Base nessa observação foi determinado um conjunto de pontos de orientação, que são chamados de Pontos Cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste)
O nascer do Sol ficou determinado como Leste ou Oriente (Que significa Nascente).
O lado em que o Sol desaparece ficou determinado como Oeste ou Ocidente (que significa Poente).
Determinados esses dois pontos, foram determinados mais dois: Norte (Também conhecido como Sentetrional ou Boreal) e Sul ( Também conhecida Meridional ou Austral).
Com base nos pontos colaterais foram determinados outras direções intermediaria (Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Sudeste).
Esse conjunto de pontos de direções é representando costumeiramente pela a rosa-dos-ventos.

A orientação pela Bússola.
Um dos primeiros meios de orientação no espaço geográfico.
Inventada pelos os chineses.
Possui uma agulha imantada (possui características de um imã) que gira sobre um eixo, e um mostrador, onde está desenhada a rosa-dos-ventos.
A agulha imantada sempre aponta para o pólo magnético do norte, que atua como um grande imã.
O pólo magnético da terra não coincide com o pólo norte geográfico. Entre eles há uma diferença de 1400 Km.
Devido a essa diferença aviões, barcos que utilizam a bússola como meio de orientação também deverão fazer uso de mapas especiais chamadas cartas de navegação que corrigem esse erro entre os pólos magnéticos e geográfico.

Paralelos: São linhas horizontais que circudam o planeta. A distância medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do Equador é denominada Latitude.

Meridianos: São linhas verticais traçadas de um pólo norte ao sul. Todos os meridianos são medidos a partir do meridiano de Greenwich (corresponde 0°). Os meridianos tem valor máximo de 180° para o hemisfério leste (Oriente) e 180° para hemisfério oeste (Ocidente). A distância de qualquer ponto da superfície para o meridiano de Greenwich é denominado de Longitude.

A interseção entre Paralelos e Meridianos denominamos Projeção Cartográfica (Esse sistema é a base dos GPS e de outros meios de navegação).

Mesmo possibilitando uma representação precisa e mais organizada da superfície terrestre, o uso de projeção pode causar distorções. Cabe ao cartógrafo decidi qual o tipo de projeção mais adequada as suas necessidades.

Os principais tipos de projeção mantém aspectos mais importantes para a elaboração de um mapa, que são a Distância, a Forma e os ângulos. Nenhuma projeção consegue manter esss três elementos ao mesmo tempo.

Fuzileiro Naval - Aberta Inscrições



Inscrições para fuzileiro naval abertas: 

Vagas: 1620

Inscrições: 18/03 até 18/04

Maiores informações: www.mar.mil.br/cgcfn  

 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Escala Cartográfica (Conceitos Básicos)



Definição: É a relação entre o real e o imaginário ou reproduzido.

Objetivo: a manutenção da proporção do espaço representado.

 
Qual a sua importância? 
R:A escolha da escala é fundamental ao propósito do mapa e ao tipo de informação que se pretende destacar .
Quais os tipos de escalas cartográficas existentes?
R:

Um pouco de história: 
A arte de traçar mapas começou com os gregos que, no século VI a.C., em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, e representa um Estado. A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se apresenta como a única maneira de representação exata. A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana, recebe a denominação de projeção cartográfica.
Cartografia, portanto, é a arte e ciência de graficamente representar um área geográfica em uma superfície plana como em um mapa ou gráfico (normalmente no papel ou monitor). As representações de área podem incluir superimposições de diversas informações sobre a mesma área através de símbolos, cores, entre outros.
A Cartografia data da pré-história quando era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia os mapas do mundo eram impressos em madeira num disco liso, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C.) que construíram as bases da moderna cartografia com um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. Ptolomeu desenhava os mapas em papel com o mundo dentro de um círculo, sendo imitado na maioria dos mapas feitos até a Idade Média. Foi só com a era dos descobrimentos que os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos.
Com a descoberta do novo mundo, a cartografia começou a trabalhar com projeções de superfícies curvas em impressões planas. A mais usada e conhecida é a projeção Mercator.
Hoje em dia a cartografia é feita através de fotometria e de sensoreamento remoto por satélite e, com a ajuda de computadores, mais informações podem ser visualizadas e analisadas pelos geógrafos, fazendo mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro. (Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cartografia/cartografia.php)

 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Filme sobre o crime no Rio de Janeiro

SINOPSE:
O filme "400 contra 1" conta a história de William da Silva Lima, único sobrevivente do grupo que fundou o Comando Vermelho no final dos nos 1970. Sua convivência com os presos políticos incursos sob a mesma Lei de Segurança Nacional; sua liderança no presídio de Ilha Grande durante o surgimento do grupo que criou um tipo de conduta inédito nos presídios brasileiros, a atuação deste grupo nas ruas do Rio de Janeiro no início dos anos oitenta, quando infernizaram a vida da polícia carioca fazendo ousados assaltos; e a surpreendente história de amor entre William e Tereza. A narrativa entrelaça seus conflitos íntimos às fugas e assaltos espetaculares.
(Fonte: http://globofilmes.globo.com/400contra1)







  Este filme demonstra retrata o surgimento da maior facção criminosa do Rio de Janeiro (No filme Falange Vermelha, hoje Comando Vermelho). Apesar das critícas feitas ao filme em sua narração, direção, falta de empatia entre os atores princiapais do filme, o mesmo é uma importante ferramenta para que possamos entender o funcionamento do tráfico nos dias de hoje e a situação caótica do Rio de Janeiro.

Abaixo segue três links sobre o filme:
Opinião do Blog Omelete (UOL): http://omelete.uol.com.br/cinema/critica-400-contra-1/
Opinião Miguel Barbieri JR (Veja SP): http://vejasp.abril.com.br/atracao/400-contra-1-uma-historia-do-crime-organizado
Opiniao Eduardo Escorel (Revista Piauí): http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/questoes-cinematograficas/geral/400-contra-1-bastam-dois-minutos